Pastoral Americana – Philip Roth

 

Roth já nos habituou às suas visões críticas sobre os EUA e, com a obra “Pastoral Americana”, o autor retrata o contraste entre o conformismo de viver uma vida calma e normal com a necessidade humana de quebrar com as normas, de desafiar e opor. Seymour Levov, é um pai americano e judeu, que espera que a sua vida seja exactamente aquilo que ele delineou, sem muitas surpresas ou desvios. Ao mesmo tempo, tem também que lidar com a personalidade oposta e extremista da sua filha. Meredith, apesar de ter sido educada para ser “certinha e direitinha”, dentro de um sistema com protocolos e regras, cedo compreende que terá que os quebrar, no sentido de ir ao encontro da verdade e dos valores em que acredita.

 

 

A ideia que fazemos uns dos outros. Camadas e camadas de mal-entendidos. A imagem que fazemos de nós próprios. Inútil. Presunçosa. Absolutamente distorcida. Só que persistimos e vivemos com base nessas imagens. Ela é isto, ele é isto, eu sou isto. Isto é o que aconteceu, foi por isto que isso aconteceu.

 

Tu é que não pensas pela tua cabeça! disse-lhe ela quando ele a acusou de estar a imitar os clichés de outros. Tu és o exemplo vivo da pessoa que nunca pensa pela sua cabeça! (…)É ser um autómato estúpido!

 

(…) Estás sempre a tentar amaciar as coisas. Sempre a tentar ser moderado. Nunca dizes a verdade se achares que isso vai magoar alguém. Estás sempre a entrar em compromissos. Sempre complacente. Sempre a tentar ver o lado bom das coisas. Sempre com boas maneiras. O tipo que aguenta tudo pacientemente. O tipo que se mostra com o máximo decoro possível. O tipo que nunca infringe os códigos. O que a sociedade mandar fazer, tu fazes.

O canto monótono do indoutrinado, armado ideologicamente da cabeça aos pés – o canto monótono, encantatório, daqueles cuja turbulência apenas pode ser encarcerada na camisa-de-forças sufocante do mais supercoerente dos sonhos. O que faltava nas suas palavras não gaguejadas não era a santidade da vida – o que faltava era o som da vida.

Capa Pastoral Americana   Livro Pastoral Americana   Contra Capa Pastoral Americana