Óbidos Vila Literária
O Óbidos Vila Literária é um projecto que existe desde 2011, em parceria com a livraria Ler Devagar, e que teve como objectivo a requalificação do centro histórico da vila.
Visando esta reestruturação através de soluções que dessem primazia uma dimensão cultural do espaço, a estratégia adoptada passou por criar um pólo literário dentro de Óbidos.
Como resultado, nasceram livrarias dentro de igrejas (a Igreja de Santiago é agora a Livraria de Santiago) e até hotéis literários (The Literary Man Óbidos Hotel) – chamando a atenção para novas formas de explorar e reaproveitar espaços e ambientes.
A 11 de Dezembro de 2015 a UNESCO considerou Óbidos como cidade literária, através do programa Rede de Cidades Criativas, criado em 2004. Desta rede fazem parte outras cidades literárias como Barcelona, Edimburgo, Reiquejavique ou Praga.
O Óbidos Vila Literária tem actividades literárias e artísticas a decorrer ao longo de todo o ano, destacando-se para breve o FOLIO – Festival Literário Internacional, que irá decorrer de 27 de Setembro a 7 de Outubro.
Em baixo, alguns dos espaços intervencionados:
Igreja de Santiago – Livraria Santiago Óbidos

Estalagem do Convento – The Literary Man Óbidos Hotel

Antiga Escola Primária – “O Bichinho de Conto” (espaço com livros infantis)

Antigo Solar de Aboins – Edíficio dos Correios (Livraria e Galeria)
