A Amiga Genial – amizade ou inveja?

 

“A Amiga Genial” de Elena Ferrante é o primeiro livro de uma tetralogia que acompanha a amizade de Lila e Elena em diferentes estádios das suas vidas. 
A história desenrola-se na Itália dos anos 40/50, nos subúrbios de Nápoles. São constantes as descrições de pobreza, analfabetismo e violência. 

A instituição da família é um valor importante na cultura italiana e isso é visível na forma como os personagens foram construídos e apresentados. 

Durante a infância, Elena começa uma amizade com Lila que é alimentada pelas suas comparações e inseguranças. Existe uma grande expectativa em torno de Lila pela sua maneira quase natural de aprender tudo. Isto tendo em conta o meio pobre e analfabeto em que se encontrava, livre de qualquer incentivo por parte da família para seguir com os estudos. O objectivo de Elena torna-se o sucesso escolar, mas mesmo com toda a dedicação e fervor aos estudos, Elena nunca deixa de ter Lila como comparação e nela cresce o sentimento de que as suas conquistas não são suficientes para se poder equiparar à amiga. 

São duas formas de estar distintas, por um lado alguém a quem tudo acontece naturalmente e sem grande esforço e por outro, alguém que só atinge os seus objetivos pela via do empenho e da dedicação. 

A perspectiva de Lila nunca é contada na primeira pessoa assim como a sua visão sobre o mundo e a relação com Elena. Algumas passagens dão espaço a várias interpretações, especialmente no início da adolescência, onde há vários exemplos em que Lila se esforça por estar ao nível de Elena. 

Por outro lado, Elena nunca assumiu uma postura própria, sempre se sentiu atraída e dependente daquilo que eram os interesses de Lila para que pudesse regular a sua vontade. Isto cria-lhe constantemente ansiedade, insatisfação e desapontamento. Desde o início até ao fim da história que Elena parece procurar na amizade com Lila uma forma de se encontrar a si própria e de se definir enquanto pessoa.

 

Capa do livro A Amiga Genial de Elena Ferrante   Livro A Amiga Genial de Elena FerranteContra-Capa do livro A Amiga Genial de Elena Ferrante